Em 7 de abril de 2005, há exatos 16 anos, em uma assembleia memorável no Ministério do Trabalho, foi o Sindicato dos Frentistas do Rio, o Sinpospetro-RJ. Depois de cumpridos todos os trâmites legais, a certidão sindical foi entregue pelas mãos do então ministro Carlos Lupi ao frentista Eusébio Luís Pinto Neto, que liderou o processo de organização da categoria e tornou-se o presidente da entidade.
Desde sempre, esse foi um Sindicato de luta! Logo após a fundação, o Sinpospetro-RJ iniciou uma série de ações legais contra as cooperativas fraudulentas, até conseguir enfim a sua proibição. O Sindicato também atacou sem tréguas o trabalho sem registro em Carteira, além da falta de condições adequadas de trabalho na maioria dos postos do Estado do Rio de Janeiro.
Outra grande conquista do Sinpospetro-RJ veio com a inclusão dos trabalhadores de postos de gasolina e lojas de conveniência no piso regional, abrindo caminho para a evolução salarial da categoria. O que aconteceu por meio de sucessivas convenções coletivas de trabalho, que trouxeram aumentos com ganhos reais e novos benefícios para a categoria.
Hoje, os frentistas fluminenses enfrentam novos desafios, mas podem se orgulhar e ter a confiança de contar com um Sindicato guerreiro, liderado por 16 diretores que são autênticos trabalhadores frentistas. Lutadores que estão sempre na pista para levar informação e esclarecimento aos trabalhadores, enfrentar os eventuais abusos dos patrões e defender todos os dias os direitos e interesses da nossa categoria.
Parabéns, Sinpospetro-RJ! Parabéns aos frentistas do Rio.
(Na foto, o registro da primeira diretoria. Ao centro, o presidente Eusébio segura a certidão sindical)