Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

EDITORIAL: 2021 DEU SINAL VERDE PARA A ESPERANÇA

EDITORIAL: 2021 DEU SINAL VERDE PARA A ESPERANÇA

  • Postado por: Marcelo Pinto
  • Categoria: Editorial do Presidente

“A experiência é um farol voltado para trás”. A frase do escritor mineiro Pedro Nava resume bem o sentimento com o qual terminamos 2021. Isso porque as suadas vitórias de todos nós, trabalhadores em postos de combustíveis e lojas de conveniências, permitem projetar um 2022 melhor.

Sem dúvida, será mais um ano desafiador para nós trabalhadores e dirigentes sindicais. Haja vista o enfraquecimento do movimento sindical, que já vem de alguns anos, e o perfil do atual governo federal, cujo projeto antidemocrático visa minar ainda mais a capacidade de organização dos sindicatos.

Mas resistimos! Em 2021, nós, que representamos mais de 500 mil trabalhadores em todo o país, 35 mil deles só no Estado do Rio de Janeiro, mostramos nossa força em Brasília, especialmente no Legislativo. Lá, conseguimos preservar uma conquista fundamental para a nossa categoria, que é a Lei 9.956/2000, de autoria do ex-deputado federal Aldo Rebelo, que proíbe o selfie-service nos postos de combustíveis em todo o Brasil.

Ao longo do ano, tivemos diversos encontros com parlamentares, em seus gabinetes ou em comissões da Câmara dos Deputados, nos quais apresentamos os nossos argumentos, que podem ser resumidos na manutenção de meio milhão de empregos! Após meses de muita negociação, conseguimos sensibilizar um grande número de deputados e obtivemos apoio suficiente para barrar a Emenda 18 à Medida Provisória 1.063, de autoria do dep. Kim Kataguiri (DEM-SP), que pretendia criar o autoatendimento nos postos. Este texto foi à votação no plenário da Câmara, no início de dezembro, e só foi derrubado por conta da atuação de nossas lideranças.

Outro projeto que mereceu toda a nossa atenção em 2021 foi o PL 2302/19 do dep. Vinicius Poit, do Novo-SP, que também quer implantar o self-service. Este PL segue entrando e saindo da pauta de votação da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Presentes a todas as sessões nas quais o PL poderia ser votado, conseguimos o apoio do relator da matéria, o deputado Augusto Coutinho (SOLIDARI-PE), que já antecipou seu voto pela rejeição, e do próprio presidente da Comissão, o deputado Otto Alencar (PSD-BA). Mas nada disso pode significar qualquer acomodação da nossa parte. Em 2022, temos como missão garantir a rejeição total do PL 2302/19. E assim será.

Esse acúmulo de forças, que ganhou destaque no último dia 8 de dezembro, Dia Nacional em Defesa do Emprego do Frentista que mobilizou a categoria em todo Brasil, nos deixa esperançosos em um 2022 igualmente desafiador, mas no qual seguiremos unidos e fortes. E aqui cabe citar outro escritor, o estadunidense Ernest Hemingway: “Quem estará nas trincheiras ao teu lado? ‐ E isso importa? ‐ Mais do que a própria guerra.”

Pois nossa categoria já tem um compromisso marcado no ano que inicia. O Sinpospetro-RJ aguarda você, trabalhador em posto de combustível e loja de conveniência, no dia 16 de janeiro, para a Assembleia de lançamento da CAMPANHA SALARIAL 2022, quando votaremos a pauta que será apresentada pelo Sindicato aos representantes dos patrões, para a negociação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023 dos frentistas da cidade do Rio de Janeiro.

Até lá, companheiras e companheiros!

Eusébio Luis Pinto Neto é frentista
Presidente do SINPOSPETRO-RJ e da FENEPOSPETRO