A Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizou na semana passada uma grande fiscalização em postos de combustíveis do país. O resultado da operação foi divulgado nesta segunda-feira (6). No estado do Rio foram fiscalizados 19 postos de combustíveis nos municípios de Macaé, Teresópolis, Nova Friburgo, São Pedro da Aldeia e Rio de Janeiro.
Na cidade do Rio de Janeiro um posto foi autuado por violar lacres da ANP. Nas demais localidades não foram verificadas irregularidades. A fiscalização foi realizada entre os dias 30 de maio e 2 de junho.
Nas ações, os fiscais verificaram se as normas da Agência – como o atendimento aos padrões de qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas, apresentação de equipamentos e documentação adequados, entre outras – estão sendo cumpridas.
Os fiscais também encontraram irregularidades em postos de combustíveis nos estados da Bahia, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerias, Amazonas, Acre, São Paulo, Santa Catarina e Paraná. Os estabelecimentos autuados pela ANP estão sujeitos a multas que podem variar de R$ 5 mil a R$ 5 milhões.
Não foram verificadas irregularidades nos postos de combustíveis fiscalizados nos estados de Pernambuco e Paraná.
Por Estefania de Castro
Agência Nacional de Petróleo