Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Negociação salarial dos frentistas do estado do RJ começa com vitória para a categoria

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Antes mesmo de iniciar a negociação das cláusulas econômicas dos sete mil trabalhadores de postos de combustíveis do estado do Rio de Janeiro, o SINPOSPETRO-RJ garantiu uma grande vitória para a categoria. O presidente da entidade, Eusébio Pinto Neto, visitou nesta segunda-feira (6) postos na Região Sul Fluminense.

Eusébio Neto esclareceu aos trabalhadores o andamento da negociação e as conquistas já obtidas pelo sindicato. Segundo ele, todas as cláusulas econômicas e sociais da categoria estão mantidas até o fechamento das discussões.

A manutenção das cláusulas é uma grande vitória para os frentistas, já que a legislação trabalhista não garante a manutenção do salário e nem dos benefícios hoje vigentes. Sem esse prévio acordo, as empresas, se baseando na Reforma Trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, podem não pagar o salário previsto na convenção ou até mesmo suspenderem os proventos até o fim da negociação.

O objetivo do encontro, com os frentistas dos municípios de Resende, Volta Redonda e de Itatiaia foi explicar como acontece a negociação e o que a lei garante aos trabalhadores.

Neste ano, apenas as cláusulas econômicas estão sendo discutidas. Na primeira rodada de negociação realizada, na semana passada, com o SINDESTADO (sindicato patronal), a diretoria do SINPOSPETRO-RJ focou todos os esforços no ticket alimentação. A entidade luta para conquistar um aumento real, acima da inflação para o benefício. O presidente do SINPOSPETRO-RJ diz que o custo de vida está muito alto e o trabalhador está sendo obrigado a espremer o bolso para fechar as contas do mês.

Além do reajuste salarial e do ticket alimentação, o sindicato negocia com os patrões o aumento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), das apólices de seguro e o reajuste salarial de 1% em janeiro de 2023, para repor as perdas.

A data-base da categoria está assegurada, portanto todos os reajustes serão retroativos a 1° de junho de 2022.

Por Estefania de Castro