Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Brasileiros sem casa própria gastam mais de 30% da renda familiar com aluguel, diz pesquisa

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O aluguel pesa no orçamento dos brasileiros: quem não tem imóvel próprio desembolsa, em média, 31% da renda familiar com o pagamento, segundo o Censo QuintoAndar de Moradia, realizado em parceria com o Datafolha.

O valor médio de aluguel no Brasil é R$ 686, mas pode chegar a muito mais dependendo da região. A média mais cara é a do Sudeste, com quase o dobro do valor cobrado no Nordeste.

Já o financiamento imobiliário tem um valor médio mais alto, mas compromete menos do orçamento das famílias. Com isso, os dados “indicam que a renda média de quem tem a casa própria é, sim, superior à renda daqueles que moram de aluguel”, explica Thiago Reis, gerente de dados do QuintoAndar.

SONHO DA CASA PRÓPRIA
Pesquisa feira pela Serasa, pelo Banco Pan e pelo Opinion Box, mostra que 45% dos trabalhadores alimentem o sonho de comprar a casa própria com o FGTS. De acordo com a pesquisa, realizada entre 12 e 22 de abril com 2.132 pessoas, A maior parte dos brasileiros tem pouco dinheiro depositado no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) — 51% dizem ter até R$ 2.500 creditados em contas vinculadas.

Por Thais Matos G1
Jornal Extra