Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Pix: quase metade dos usuários não configurou limite noturno, indica pesquisa

Pix: quase metade dos usuários não configurou limite noturno, indica pesquisa

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Embora as instituições financeiras tenham lançado mecanismos para limitar os valores transacionados pelo Pix, quase metade (47%) dos usuários dos meios de pagamento ainda não configurou novos valores para suas transferências no sistema. Os dados são da pesquisa C6 Bank/Ipec, que ouviu 2.000 brasileiros das classes ABC com acesso à internet.

Em outubro do ano passado, diante do aumento de casos de sequestro, roubo e fraudes bancárias, o Banco Central editou uma instrução normativa para que o cliente pudesse alterar os limites das transações por meio dos canais de atendimento eletrônico das instituições financeiras. No entanto, os aumentos serão efetivados de 24 horas a 48 horas depois do pedido.

De acordo com os dados da pesquisa, mais de 70% dos entrevistados sabem que é possível ajustar os limites máximos. De acordo com a pesquisa, 36% já definiram novos valores para suas transferências com Pix, 6% fizeram esse ajuste para apenas um dos bancos que usam e 12% responderam que não se lembram.

A definição de novos limites para pagamentos pode ser feita pelo próprio cliente diretamente no aplicativo do banco. Na maioria dos aplicativos bancários, o usuário deve entrar na aba de Pix e buscar por “Limite” ou “Ajustar Limites”, dependendo da plataforma é possível ajustar os valores para valores, pagamentos e transações noturnas.

Dependendo das condições da instituição financeira, quando alguém pede para mudar esse limite, o novo valor só passa a valer depois de 24 horas – ou no próximo dia útil, no caso de sextas-feiras ou vésperas de feriado.
Pollyanna Brêtas, Jornal Extra