Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Receita Federal alerta sobre golpe do CPF

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Se você tem recebido mensagens por SMS, WhatsApp ou até por e-mail informando que está em situação irregular junto à Receita Federal, cuidado. É o próprio órgão que alerta para a prática de mais um golpe na praça. As mensagens contêm links que direcionam o contribuinte para uma página de “recolhimento de uma taxa falsa [no valor de R$ 275] com a finalidade de regularização do CPF”.

A estratégia para atrair a atenção de pessoas — que, em muitos casos, não necessitam de regularização — é a identificação como “Receita” e o uso do termo IRPF. O conteúdo falso utiliza as cores do órgão e da bandeira nacional. Muitos cidadão caem no golpe, pois acreditam estar em contato com a Receita Federal.

Alguns contribuintes, após pagarem o valor, compareceram ao atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nada a ser regularizado ou, pior, ainda que havia pendências como ausência de declaração e multas por atraso, de modo que o valor pago, no caso, R$ 275, de nada serviu.

CPF Regularização
A Receita Federal esclarece que a regularização do CPF é realizada gratuitamente pelo site oficial https://www.gov.br/receitafederal/pt-br e que os alertas enviados não possuem link de acesso. Ao entrar no site do órgão, o contribuinte deve selecionar a opção “Meu CPF”, em que encontrará orientações sobre como corrigir sua situação cadastral de acordo com a irregularidade no sistema.
Jornal O Dia