Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Covid-19: seis a cada dez moradores do Rio não se vacinaram ou estão com doses em atraso

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Dados divulgados pela Secretaria estadual de Saúde (SES) apontam que 58,6% da população fluminense apta a se vacinar contra a Covid-19 estão com doses em atraso ou sequer receberam o imunizante. Isso significa, na prática, que seis a cada dez moradores do estado não se encontram em dia com a proteção contra a doença. A vacina é apontada por especialistas como fundamental para evitar casos graves e óbitos.

Segundo o Painel Coronavírus estadual, o Rio tem pouco mais de 16,2 milhões de habitantes com mais de 5 anos de idade e, portanto, aptos a receber a imunização. Desses, afirma a SES, aproximadamente 2 milhões não receberam sequer a primeira dose, e outros 1,5 milhão não retornaram aos Postos de Saúde para a segunda aplicação.

O quadro entre os que completaram o primeiro ciclo com as duas doses também é preocupante. Entre os 12 milhões de pessoas nessa situação, metade não recebeu a primeira dose de reforço, já liberada para todos os maiores de 18 anos.

Atualmente, quem tem 40 anos ou mais já pode receber até mesmo a quarta aplicação. Na soma de todos os que têm vacinação pendente em algum nível, chega-se ao número de aproximadamente 8,5 milhões, mais da metade da população vacinável do estado.
O Globo