Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Governo lança parceria com WhatsApp para disparar alertas de desastres

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O Ministério do Desenvolvimento Regional anunciou nesta quarta-feira (29) que a Defesa Civil vai usar o WhatsApp para enviar alertas sobre desastres. Segundo o governo federal, o serviço estará disponível para a população em até 60 dias.

Os usuários interessados em receber avisos pelo aplicativo já podem enviar uma mensagem de “oi” para o número +55 (61) 2034-4611 e começar a interagir para se cadastrar. Assim que o serviço de alertas, integrado à Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP), estiver funcionando, o usuário será informado pelo chatbot.

Atualmente, a população brasileira recebe alertas de desastres por SMS, Telegram, TV por assinatura e, também, pelo Google. A ampliação desse serviço pelo WhatsApp é uma iniciativa inovadora do mundo e que atende a uma importante demanda da Defesa Civil Nacional.

Na conversa, é possível compartilhar a localização atual ou qualquer outra para receber avisos sobre a região. O canal também será usado para enviar dicas de proteção, as melhores rotas de evacuação no caso de um desastre e alertas ativos em outros estados.

Portal G1
Ministério do Desenvolvimento Regional