Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

SINPOSPETRO-RJ retoma hoje negociação salarial dos frentistas do estado do RJ

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Dirigentes do SINPOSPETRO-RJ e representantes do SINDESTADO (Sindicato patronal) se reúnem nesta sexta-feira (1º) para mais uma rodada de negociação salarial dos trabalhadores de postos de combustíveis do estado do Rio de Janeiro. O SINPOSPETRO-RJ representa cerca de oito mil frentistas em mais de 30 municípios do estado nas regiões: da Baixada Fluminense, Sul Fluminense e Costa Verde.

Neste ano só o termo aditivo referente as cláusulas econômicas está sendo negociado. A Convenção Coletiva 2021-2023 tem vigência de dois anos, por isso as cláusulas sociais estão fora da negociação de 2022.

O SINPOSPETRO-RJ Para compensar a perda salarial e a alta da inflação, os dirigentes do SINPOSPETRO-RJ estão lutando por um aumento real no valor do Ticket Alimentação. Segundo o presidente do sindicato e da Federação Nacional dos Frentistas, Eusébio Pinto Neto, o trabalhador está pagando um preço muito alto para sobreviver. Com o gás a mais de R$120,00 e os produtos da cesta básica com preços inflacionados, o frentista tem que matar um leão por dia para garantir o sustento da família. Estamos lutando para conquistar um aumento justo no Ticket, disse.

Neste ano, a diretoria do sindicato negocia também o reajuste dos salários, da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), das apólices de seguro e o aumento salarial de 1% em janeiro de 2023, para repor as perdas.

VITÓRIA
Antes mesmo da negociação salarial começar o sindicato conquistou para categoria uma grande vitória. Todas as cláusulas da Convenção Coletiva estão mantidas até o fim das negociações. De acordo com a legislação trabalhista, as empresas estão desobrigadas de cumprir a Convenção, enquanto as negociações estão em andamento. Isso significa que o patrão pode pagar um salário abaixo do piso da categoria e suspender os benefícios que constam na Convenção.

DATA-BASE
A data-base da categoria está assegurada, portanto todos os reajustes serão retroativos a 1° de junho de 2022.

Por Estefania de Castro
Design Mylena Campos