Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Auxílio Brasil: cartões com chip, que podem ser usados em compras no débito, começam a ser distribuídos

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Nove meses depois de o Bolsa Família dar lugar ao Auxílio Brasil, o governo federal começou a distribuir os novos cartões do benefício. O modelo, com chip, pode ser usado na função débito e, a três meses das eleições, traz a marca do programa criado pelo governo Jair Bolsonaro, deixando de lado a identidade desenvolvida durante o governo do PT.

De acordo com o Ministério da Cidadania, 3,2 milhões de cartões foram emitidos em junho e já começaram a ser entregues pelos Correios a 6,6 milhões de famílias beneficiárias, de maneira gradual e escalonada. O calendário de entrega, no entanto, não foi divulgado.

Nessa primeira fase, tem prioridade quem ingressou no programa a partir de dezembro de 2021 e que, por não ter o cartão do benefício, recebe os R$ 400 mensais através da Poupança Social Digital da Caixa. Quando o programa mudou de nome, os cartões deixaram de ser emitidos.

Para o governo, além de aumentar a segurança – proporcionando, por exemplo, que o cidadão saque o valor na rede da Caixa e também em Bancos 24h – a mudança elimina a necessidade de as famílias se deslocarem para agências do banco estatal que, às vezes, ficam distante de onde moram.
Extra