Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Inadimplência bate recorde e atinge 66,6 milhões de brasileiros em maio

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A quantidade de brasileiros com dívidas atrasadas nunca foi tão alta. Há 66,6 milhões de pessoas inadimplentes no país, o equivalente a 31% da população. É o maior contingente absoluto desde o começo da série histórica, iniciada em 2016. É o que revela a pesquisa do Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, divulgada nesta segunda-feira (11).

Há mais 4 milhões de nomes negativados na comparação anual e mais de meio milhão somente em relação a abril deste ano, segundo a pesquisa. Este aumento ocorre em meio ao descontrole inflacionário, com o país há 10 meses com a inflação acima de dois dígitos, e à escalada da taxa Selic, que saiu de 2% em março de 2021 e chegou ao patamar de 13,25% em junho deste ano.

Com a perda do poder de compra e a queda na renda dos trabalhadores, as famílias brasileiras sentem mais dificuldade para fechar as contas no azul no fim do mês, principalmente as de menor renda. Contrair novas dívidas também se torna mais desafiador, ao passo em que o crédito está mais caro em razão do aumento dos juros.

Bancos e cartões lideram ranking de dívidas
A pesquisa revela que a maioria das dívidas se concentra no segmento de bancos e cartões, que representa 28,2% do total. Em seguida aparecem as contas básicas como água, luz e gás, com 22,7%. Em terceiro lugar ficam os setores de varejo e financeiras, com 12,5% cada um, seguido dos serviços (10,8%), telefonia (7,1%) e seguradoras (2,2%).
Carolina Nalin, Extra