Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Lâmpadas LED geram economia de até 85% em relação às incandescentes

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A economia de energia, cada vez mais necessária para as famílias brasileiras, pode ser obtida também na iluminação de ambientes, e não apenas com redução pura e simples do consumo. Segundo especialistas em elétrica, uma lâmpada LED, por exemplo, representa uma economia de 85% em relação à incandescente, cuja venda é proibida no país desde 2016, justamente por conta de sua baixa eficiência. Mas, mesmo em relação à lâmpada fluorescente, a economia é de 60%.

Os especialistas explicam que a nossa conta é medida e faturada em Kwh, portanto, quanto menor a potência (carga instalada kW), menor será a cobrança na conta.
— Para efeito de comparação, uma lâmpada incandescente antiga de 60W iluminava o mesmo que uma LED atual de 9W. Ou seja, a LED gasta em torno de 15% apenas, para o mesmo efeito. A fluorescente é um pouco menos eficiente, embora tenha boa eficiência também: neste caso, a potência é 15W. Ou seja, consome 25% da incandescente. No início, os modelos LED eram caros, mas o preço caiu. Hoje, certamente é a melhor opção para o uso residencial — explica Marcos Feghali, professor de eletrotécnica do Ibmec RJ.

De acordo com a Enel, uma lâmpada LED custa em torno de R$ 5,50, enquanto a fluorescente compacta sai por R$ 12,90. E a vida útil também compensa.
Uma lâmpada LED chega a durar até 50 vezes mais e é 80% mais econômica do que uma incandescente. Sua vida útil é de 20 mil a 50 mil horas.
Extra