Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

5G estreia hoje em Rio, Vitória, Florianópolis e Palmas

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O 5G puro (standalone) chega nesta segunda-feira(22) a Rio de Janeiro, Palmas (TO), Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Com as operadoras de telefonia autorizadas a ligarem a quinta geração de internet móvel nessas quatro capitais, o Brasil alcança um total de 12 cidades com o novo sistema.

Contando as quatro capitais onde a nova tecnologia chega a partir desta segunda-feira, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já são 3.907 antenas de 5G licenciadas no país. O maior volume delas em São Paulo, com 1.522. Mas o Rio de Janeiro soma 1.045 pedidos, o que equivale a mais de quatro vezes o exigido, que é de 252 estações, divididas em 84 para cada uma das prestadoras nacionais: Claro, Vivo e TIM.

Nesta primeira fase de instalação do 5G, o sinal vai chegar às capitais brasileiras de forma restrita a alguns bairros, salvo algumas exceções, pois o edital do leilão determinou às operadoras a instalação de uma antena para cada cem mil habitantes. Esse número vai ser ampliado gradualmente ao longo dos anos.
A ativação do 5G em todas capitais do país acontecerá gradualmente, até 2029.
O Globo