Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

De cada dez crianças e adolescentes brasileiros, um está fora da escola, aponta pesquisa da Unicef

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O Brasil tem mais de uma em cada dez crianças e adolescentes (11%) de 11 a 19 anos fora da escola, aponta pesquisa do Ipec encomendada pelo Unicef. Segundo o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (15), isso representa cerca de 2 milhões de brasileiros nessa faixa etária.
Entre quem não está frequentando a escola, metade (48%) afirma que deixou de estudar porque “tinha de trabalhar fora”. Dificuldades de aprendizagem aparecem em segundo lugar, com 30% afirmando que saiu “por não conseguir acompanhar as explicações ou atividades”.

Em seguida, 29% dizem que desistiram pois “a escola não tinha retomado atividades presenciais” e 28% afirmam que “tinham que cuidar de familiares”. Aparecem na lista, também, temas como falta de transporte (18%), gravidez (14%), desafios por ter alguma deficiência (9%), racismo (6%), entre outros.

Na classe AB, o percentual é de 4% e, na classe DE, chega a 17% – ou seja, quatro vezes maior. O levantamento foi feito em agosto com 1.100 entrevistas presenciais, com autorização dos pais dos respondentes menores de idade.
Bruno Alfano, Extra