Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Brasil vive momento único da história

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Editorial do Presidente, Sem categoria

O Brasil vive um momento de encruzilhada histórica, e a nossa escolha vai decidir o futuro da nação. Nunca, votar foi tão importante como será no próximo domingo, dia 30 de outubro de 2022. Data que entrará para a história, pois vamos decidir o destino do povo e das futuras gerações, por isso não podemos mais errar.

Na eleição de 2018, muitas pessoas votaram influenciadas pelos escândalos de corrupção, que foram superdimensionados, explorados pela grande mídia e oportunistas de plantão. Escândalos, que deveriam ter sido apurados por órgãos públicos e seguir os trâmites burocráticos, mas não foi o que aconteceu. A operação Lava Jato causou prejuízos irreversíveis ao país.

Primeiro, temos que entender que vivemos em uma sociedade de classes e travamos uma disputa diária pela sobrevivência. Nessa correlação de forças de classes sociais, os trabalhadores são os mais prejudicados. A elite empresarial, que controla a economia e o mercado financeiro, concentra a maioria da renda do país. Os donos do meio de produção, representam esse grupo, formado pelas classes média e alta. Dentro desse contexto, existe o interesse do grande capital internacional de interferir nas nossas questões internas, através da política, devido ao potencial geográfico e demográfico do país. Eles estão de olho no mercado de consumo interno e no nosso potencial de reservas naturais: florestas; água doce e extrativismo mineral — grandes cobiças do planeta.

Percebem, que pelo exposto acima, somos um país que reúne todas as condições de competitividade de igual para igual com as outras nações do mundo. Agora, mais do que nunca, precisamos fazer o nosso dever de casa, valorizar o nosso povo e distribuir renda, com o aumento de salários e do poder de compra. Precisamos de um governo que aumente o consumo interno e fomente as empresas, criando empregos de qualidade com indústrias 4.0 e tecnologia de ponta. É urgente investir na educação e na qualificação profissional, para dar segurança ao brasileiro, e criar condições de competitividade com o mercado internacional, só assim, vamos exportar mercadorias e tecnologias com valores agregados.

Para isso ser possível, é preciso uma democracia forte, com segurança jurídica, para crescer e atrair investimentos. São desafios, senhoras e senhores, que só serão possíveis com um governo confiável e responsável. Um governo que reúna condições de dialogar com toda a sociedade e a comunidade internacional de forma civilizada. Um Presidente da República que saiba ouvir as entidades representativas de classes, e que adote políticas participativas, para recolocar o país nos trilhos civilizatório. Esse líder é Luiz Inácio Lula da Silva, que por sorte nos representa.

Eusébio Pinto Neto
Presidente do SINPOSPETRO-RJ