Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Estudo mostra que 27% dos jovens e adolescentes no Brasil estão sem estudo e sem trabalho

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Quase um a cada três jovens no Brasil (27%), com idades entre 14 e 29 anos, não têm oportunidade de estudo nem de trabalho. É o que mostra um levantamento “Futuro do mundo do trabalho para juventudes brasileiras”, que será lançado nesta quinta-feira (16) no Canal Futura, via YouTube.

A mesma pesquisa mostra que 39% desses meninos e meninas somente trabalha, enquanto outros 15% somente estudam, mais 14% estudam e têm empregos. Por fim, 5% estudam, mas são desempregados.

Especialistas apontam que esses dados são especialmente alarmantes quando se olha o outro lado da mesa — ou seja, o que pensam as empresas contratantes. Um levantamento com 34 organizações (presentes no mesmo relatório) mostra que é preciso ajustar a sintonia entre os cursos de formação e as vagas efetivamente disponíveis. Essas entidades participantes do questionário, vale dizer, trabalham diretamente ou indiretamente na inclusão produtiva de jovens brasileiros.

A pesquisa aponta que a falta de cursos de qualificação profissional e técnica é um obstáculo para a inclusão de jovens no mercado de trabalho, na avaliação de organizações da sociedade civil que trabalham nessa área.

Mariana Rosário, O Globo
Daniel Mello , Agência Brasil