Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Governo lança plano com foco em atividades econômicas que podem gerar 1,15 milhão de empregos no Rio até 2028

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O governo do estado lançou, na tarde desta quarta-feira (15), o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro (Pedes). O nome é longo e os objetivos são ambiciosos, mas tudo o que se tem por enquanto é um documento-base cujo resumo foi apresentado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Nelson Rocha, em cerimônia no Palácio Guanabara.

Entre as metas do plano está estruturar a produtividade do estado em seis complexos econômicos: economia da Saúde; economia do Mar; cultura e turismo; infraestrutura e logística; petróleo e gás; e economia verde. No planejamento apresentado, as ações nesses eixos seriam capazes de criar mais de 1,15 milhão de empregos até 2028.

– Com o planejamento, o Rio ficará ainda mais preparado para atender as demandas de curto prazo e, ao mesmo tempo, criar estratégias que permitam ao Estado assumir seu papel indutor a longo prazo. Estamos pensando em um Rio de Janeiro melhor para os próximos quarenta anos, com um legado para as futuras gerações – disse o governador Cláudio Castro.

No escopo do Pedes estão previstas ainda oito missões elaboradas a partir de temas contemporâneos e globais, muitos dos quais alinhados aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) como erradicação da extrema pobreza; segurança alimentar e nutricional; segurança hídrica; descarbonização do estado do Rio; redução do impacto dos resíduos sólidos; vantagem competitiva associada à economia do conhecimento; ampliação das oportunidades de trabalho e emprego; economias urbanas fortes e cidades socioambientalmente inclusivas.
Carmélio Dias, Extra