Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Agasalho fará parte do uniforme dos frentistas do Município do RJ

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A partir deste ano, além de quatro jogos de uniformes, os postos de combustíveis do Município do Rio de Janeiro terão que fornecer um agasalho aos trabalhadores. A obrigatoriedade será incluída na cláusula dos uniformes da Convenção Coletiva 2023/2025. A decisão foi tomada em comum acordo entre o SINPOSPETRO-RJ e o SINDCOMB (Sindicato Patronal), na terceira rodada de negociação salarial realizada nesta quinta-feira (16).

Hoje, os frentistas recebem dois jogos de uniformes a cada semestre. No caso de execução de serviços que exijam equipamento de proteção individual, as empresas também são obrigadas a conceder aos funcionários capacetes, botas, capas de chuva, luvas ou creme para as mãos e óculos. Pela Convenção em vigor, caso o contrato de trabalho seja rescindido, no período inferior a seis meses, os empregados são obrigados a devolver os uniformes às empresas.

Na reunião, a advogada do sindicato, Thais Farah, sugeriu a possibilidade da inclusão de uma cláusula na convenção que obriga as empresas a fornecerem o Perfil profissiográfico profissional (PPP), quando solicitado pelo trabalhador ou em caso de dispensa. O documento é exigido pelo INSS para a concessão da aposentaria especial do frentista. O Sindicato Patronal vai se reunir com profissionais da área de segurança do trabalho para avaliar o pleito.

Participaram do encontro desta quinta, a vice-presidente Aparecida Evaristo, e os diretores Isaias Albuquerque, Reinaldo Pinheiro e Klebson Patrício. O Sindicato Patronal foi representado pelos dirigentes Antônio Barbosa, Eduardo Ribeiro, Battista Neto, Carlos Roberto Pereira e o advogado Otto Aurich.

Uma nova rodada de negociação está marcada para o dia 4 de abril. Os trabalhadores precisam se manter mobilizados na luta por melhores salários. O sindicato reivindica para os quinze mil trabalhadores de postos da cidade do Rio, piso salarial unificado de R$ 1.630,97, mais o adicional de periculosidade de 30%.

Por Estefania de Castro
*Foto Aparecida Evaristo-1ª rodada de negociação