Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados em Duque de Caxias

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Uma operação da Polícia Federal estourou nesta segunda-feira, no bairro da Figueira, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, uma fábrica clandestina de cigarros. No local, foram localizados e resgatados 19 trabalhadores paraguaios que eram mantidos em situação análoga à escravidão. Segundo os policiais, a fábrica tinha grande capacidade de produção e era responsável pela distribuição dos cigarros em todo o estado do Rio de Janeiro. Foi o segundo caso no mesmo município em pouco mais de sete meses e com trabalhadores na mesma condição.

A PF informou que os estrangeiros estavam alojados na própria fábrica. O local onde eles foram encontrados, segundo a Polícia Federal, não tinha nenhuma condição de higiene. Os trabalhadores dividiam espaço com animais, esgoto a céu aberto e com os próprios resíduos oriundos da produção dos cigarros.

Eles eram submetidos a uma jornada excessiva de trabalho. Eram 12 horas por dia, sete dias na semana, em dois turnos, inclusive durante a madrugada, sem direito a descanso semanal. Além de não receberem nenhuma remuneração pelos serviços prestados, tinham a liberdade de locomoção restrita, e ainda eram forçados a trabalhar sem equipamentos de proteção.

Os trabalhadores resgatados disseram aos policiais que foram trazidos do Paraguai com os olhos vendados, mediante a promessa de que iriam trabalhar na produção de roupas.
O Globo
*Foto Polícia Federal