Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Para fomentar uso de GNV por caminhões e ônibus, Rio cria corredor sustentável na Dutra

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

Com a maior frota de carros leves do país movidos a gás natural, o Rio quer fomentar o uso do combustível em veículos pesados, como caminhões e ônibus. A substituição do diesel pelo GNV pode reduzir em até 20% a emissão de gases poluidores na atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa. Em países como os Estados Unidos e a China o uso já é mais comum.

Para ampliar a oferta é preciso que os postos de combustíveis se adaptem para abastecer tanques maiores. Na rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo, sete estabelecimentos já aderiram ao projeto-piloto coordenado pela secretaria estadual de Energia e Economia do Mar que vai criar um “corredor sustentável” na via.

Até o fim do ano outros três postos vão aderir ao projeto, totalizando 10 estabelecimentos. Além do GNV para veículos pesados, o secretário Hugo Leal explica que o projeto vai fomentar a instalação de pontos de recarga elétrica e, futuramente, para abastecimento de hidrogênio. A secretaria estima que a cada mil veículos pesados que trocarem o diesel pelo gás, 52 toneladas de CO2 deixariam de ser emitidas — o que corresponde a quantidade retirada por 200 árvores.

Além de gases poluentes, a substituição do diesel reduz em até 85% a emissão de fuligem no ar, que é prejudicial à saúde.
Felipe Grinberg, O Globo

Iniciar chat
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá.
Podemos ajudar?