Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Fortalecimento dos sindicatos reduz ações na justiça do trabalho

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O número de ações trabalhistas contra os postos de combustíveis no Rio de Janeiro caiu mais de 80% em 2023. Com a mudança de governo, os trabalhadores assumiram o papel de protagonistas no mundo do trabalho. Os sindicatos ficaram mais fortes e passaram a exigir o cumprimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e das Convenções Coletivas.

Este ano, o departamento jurídico entrou com seis processos trabalhistas, o que representa uma redução de 81,25% em relação ao ano anterior. Em relação à ação coletiva, houve uma queda de 62,29%. No ano passado, o sindicato ingressou com 61 ações coletivas na justiça do trabalho. Em 2023, este número foi reduzido para 38.

O número de ações de fiscalização realizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e pelo Ministério Público do Trabalho em postos de combustíveis se manteve estável. No ano passado, foram realizadas 60 operações de fiscalização e, em 2023, 55.

DENÚNCIAS
Os diretores e assessores de base, que visitam os postos de combustíveis diariamente, verificaram todas as denúncias dos trabalhadores. De acordo com a advogada Thaís Farah, o número de ações diminuiu porque as empresas, temendo um processo trabalhista, resolveram os problemas após o contato do sindicato.

JURÍDICO
O corpo jurídico do sindicato é composto por sete advogados. As advogadas Thais Farah e Raquel Coelho atendem aos trabalhadores de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h na sede da entidade, em Vila Isabel.

Na subsede de Volta Redonda, no Sul do Estado, além do atendimento presencial com a auxiliar do departamento jurídico Dayene Moreira, os frentistas contam com plataformas digitais que aproximam a categoria do sindicato. Os trabalhadores das cidades mais distantes podem esclarecer as dúvidas pelo WhatsApp 21 97075-7900 ou pelo e-mail [email protected].

Os advogados Márcio Porto, Jaime Ubiratan, Raíssa Farias e Raphael Botelho são os responsáveis pela elaboração e acompanhamento dos processos.

Por Estefania de Castro
*Arte Rafaela Scaramelo, estagiária sob supervisão

Iniciar chat
1
Precisa de ajuda?
Escanear o código
Olá.
Podemos ajudar?