Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Creches ficam mais caras, dificultam o trabalho de mulheres e limitam toda a economia

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A alta da inflação nos últimos anos, desde a pandemia, elevou os custos de creches e outros serviços de cuidado de crianças, dificultando o acesso de mulheres ao mercado de trabalho. Isso porque recai sobre elas, geralmente, a maior parte da responsabilidade sobre os filhos nas famílias. Com isso, indica uma pesquisa, a limitação da força de trabalho feminina acaba cobrando um preço alto de toda a economia.

Os custos dos cuidados infantis aumentaram 6% somente no ano passado, no mundo, segundo a empresa de mobilidade ECA Internacional. Nos EUA, o aumento foi de 9%. No Brasil, com o alto preço das mensalidades, apenas 30% das crianças no Brasil com menos de três anos estão matriculadas em creches.

Diante da opção de trabalhar apenas para pagar creche, muitas mulheres optam por reduzir horas de trabalho, renunciar a promoções ou desistir por completo. Outras decidem ter menos filhos, ou mesmo nenhum. Como ainda carregam a maior parte da responsabilidade de cuidar das crianças na maior parte das famílias, muitas mães só conseguem ingressar ou permanecer no mercado de trabalho mediante acordos flexíveis.
O Globo