Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

SINPOSPETRO-RJ busca novas parcerias em cursos para qualificação dos frentistas

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O SINPOSPETRO-RJ está empenhado em aumentar a segurança no ambiente de trabalho e formar uma mão de obra qualificada nos postos de combustíveis. Para garantir novas parcerias em projetos de capacitação profissional, Eusébio Pinto Neto, presidente do sindicato, se reuniu com Josier Marques Vilar, presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro(ACRJ).

Eusébio Neto disse que a qualificação profissional dos frentistas é importante para o Rio de Janeiro, uma cidade com um grande potencial turístico. O treinamento, além de transmitir segurança, contribuirá para o turismo, uma vez que as estatísticas mostram que o frentista é a pessoa mais confiável para fornecer informações.

De acordo com Eusébio, os trabalhadores da Zona Sul têm familiaridade com os pontos turísticos e, como o setor de revenda é pulverizado, isso facilita a integração e o diálogo com a sociedade. Ele defende a criação de uma escola de formação de frentistas, com um banco de dados, para as empresas poderem ter acesso às informações dos trabalhadores que buscam recolocação ou o primeiro emprego nos postos de combustíveis.

O presidente da ACRJ afirmou que a qualificação profissional transformará a vida do trabalhador e garantirá a empregabilidade nos postos de combustíveis. Josier Marques Vilar considera que a profissão de frentista transcende a função do abastecimento. Para ele, o funcionário de posto é um agente turístico que está sempre disposto a auxiliar a população. Marques propôs que o SINPOSPETRO-RJ apresente o projeto do curso de qualificação profissional de frentistas à prefeitura do Rio de Janeiro. O município conta com cerca de 10.300 trabalhadores de postos de combustíveis e de lojas de conveniência.

ANP CURSO DE QUALIFICAÇÃO
Na semana passada, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) lançou o curso “Análise da Qualidade dos Combustíveis”. O curso é uma parceria entre o SINPOSPETRO-RJ, SINDCOMB(Sindicato Patronal) e Agência Nacional do Petróleo. As aulas online estarão disponíveis nas plataformas digitais dos sindicatos a partir de maio.

No curso o trabalhador apreenderá a identificar a adulteração de combustíveis vendidos nos postos.

Por Estefania de Castro