Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Informalidade no trabalho afeta mais da metade dos jovens

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A informalidade ainda afeta mais da metade dos jovens em todo o mundo. Segundo o relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), apenas um em cada cinco jovens adultos de 25 a 29 anos, em países de baixa renda, consegue obter um emprego seguro e remunerado, definido com um contrato superior a um ano.

Além disso, o estudo destaca, o crescente número de jovens entre 15 e 24 anos fora do mercado de trabalho, de programas de educação ou de treinamento, o que levanta uma grande preocupação para o mundo empresarial, especialmente em uma economia que ainda enfrenta os efeitos da pandemia de Covid-19.

A falta de emprego está intimamente ligada às particularidades de cada país e região. No Brasil, por exemplo, a baixa motivação dos jovens para a preparação profissional é uma questão preocupante para as empresas. A “Pesquisa Jovens e Ensino Técnico”, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), revela que 43% dos jovens brasileiros demonstram pouco ou nenhum interesse em cursos técnicos, ou profissionalizantes, evidenciando a necessidade de atenção das organizações para estimular essa área.
Agência Reuters