Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Empreendedorismo por necessidade: falta de oportunidade de trabalho motiva abertura de novos negócios

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

O empreendedorismo no Brasil ainda é marcado pela falta de oportunidades no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), cerca de 74,1% dos novos negócios no país são abertos ou mantidos por essa motivação. O desemprego impacta diretamente a vida de mais de 7,5 milhões de pessoas e, como forma de driblar a escassez, os brasileiros arregaçam as mangas e tomam a decisão de optar por alternativas fora do mercado formal, para ter a própria renda e suprir as necessidades básicas de sobrevivência. Mas o emprego de carteira assinada ainda é uma esperança.

Em geral, o empreendedor por necessidade é aquela pessoa que está desempregada há um certo tempo e não consegue se recolocar no mercado. Pode ser também aquele profissional que ficou longe do mercado de trabalho por muitos anos e está com dificuldades para conquistar uma recolocação. Esse cenário surge quando a pessoa se vê sem outras possibilidades de garantir o seu sustento.

ALTA NO EMPREENDEDORISMO
O desemprego no Brasil, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 6,8% no trimestre encerrado em julho. Essa foi a menor taxa para um trimestre encerrado no período na série histórica, iniciada em 2012.

Ainda assim, o número de pessoas desempregadas continua alto — 7,431 milhões. De acordo com a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE) do Rio de Janeiro, a capital carioca possui 319 mil pessoas desocupadas.
O Dia