Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Sistema em carros novos evita desperdício de gasolina e cheiro nos postos

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Sem categoria

A maioria dos apaixonados por carros gostam do cheiro de gasolina ao abastecer e esse gosto levou até a invenção de termos como “maria-gasolina”, por exemplo. Porém, esse cheiro é provocado pela emissão dos gases evaporativos da gasolina e que também estão presentes no etanol, e eles podem fazer muito mal à sua saúde.

Entre os gases que evaporam está o benzeno, que é cancerígeno e também traz prejuízo ao meio ambiente. E já há uma solução para evitar que esses poluentes sejam distribuídos na atmosfera: trata-se da tecnologia ORVR (onboard refueling vapor recovery ou sistema de recuperação de gases), que é instalada no tanque de combustível de todos os carros novos produzidos a partir deste ano.

O sistema traz válvulas e um filtro de carbono que impedem que esses vapores escapem para a atmosfera, que por sua vez, são reenviados para o motor e queimados juntamente com o combustível.

Graças à resolução 492/2011 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), esse equipamento estará presente em 100% dos carros flex zero km vendidos no Brasil em 2025.

A lei determinou que, a partir de 2023, 20% dos veículos de cada montadora deveriam sair de fábrica com o ORVR, em 2024 essa exigência subiu para 60% e em 2025, 100% dos modelos novos devem atender a legislação. A exigência do ORVR também está presente na nova fase do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) PL8, que entrou em vigor em 2025.

Segundo Ricardo Prado, gerente de estratégia de produto da Eaton, que fabrica o ORVR em Valinhos (SP), a tecnologia reduz 98% dos gases oriundos do processo de abastecimento.

Considerando que um veículo rode anualmente 10.000 km consumindo em média 10 km/l, isso equivale a 2 litros de gasolina despejados diretamente na atmosfera por ano.
Isadora Carvalho, Quatro Rodas