Ex-funcionários contratados pelo Posto de Gasolina Cristo Rei LTDA, entre 1987 e 1993, devem entrar em contato com o departamento jurídico do SINPOSPETRO-RJ até às 17h de hoje. Nesta quinta-feira, 30, termina o prazo concedido pela Justiça do Trabalho para o sindicato apresentar os documentos contendo os dados pessoais e bancários dos trabalhadores que têm direito a correções dos planos econômicos das décadas de 80 e 90.
A ação tem mais de 30 anos e contempla 21 ex-empregados do posto que funcionava no bairro de Rocha Miranda. Eles foram prejudicados pelos planos Bresser, Verão e Collor. Na época, os trabalhadores tiveram os salários congelados.
O Posto de Gasolina Cristo Rei foi extinto, mesmo assim, os ex-funcionários têm direito à correção das perdas salariais e do FGTS. Em caso de morte, os representantes legais do trabalhador têm direito ao pagamento das correções.
PLANOS ECONÔMICOS
Nas décadas 80 e 90, a fim de tentar diminuir a inflação, os governos José Sarney e Fernando Collor lançaram os planos Bresser (1987),Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991). O congelamento dos salários e as mudanças na correção do FGTS causaram perdas significativas para os trabalhadores.
DESPACHO JUSTIÇA DO TRABALHO
Apesar de o dinheiro para o pagamento das indenizações estar liberado, o juiz substituto da 30ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, Leonardo Campos Mutti, não conseguiu localizar os trabalhadores arrolados no processo. Na ação, que iniciou em 1993, não constam informações do CPF e os dados bancários dos trabalhadores.
O departamento jurídico precisa da ajuda da categoria para localizar os trabalhadores do Posto de Gasolina Cristo Rei LTDA. Se você conhece alguém da lista abaixo, entre em contato com o sindicato pelo WhatsApp (21) 97020-9100 ou pelo telefone (21) 2233-9926.
Por Estefania de Castro