Av. Professor Manuel de Abreu, 850
Vila Isabel - Rio de Janeiro - RJ
De Segunda à Sexta das 08h às 17h
Nosso Expediente

Aumento de frota estimula mercado de recarga elétrica

  • Postado por: Estefania de Castro
  • Categoria: Notícias

Em um mercado que ultrapassou a marca de 200 mil carros elétricos em 2025 e quase triplicou o número de unidades entre o fim de 2023 e de 2024, a demanda por infraestrutura de carregamento disparou no Brasil. Com isso, um mercado até então acessório tomou fôlego e entrou na mira de mais investidores: os pontos de recarga elétrica, eletropostos ou “hub” de recargas.

O ganho de escala da frota tem despertado o interesse de gigantes do setor de energia para esse segmento de mercado, como Vibra e Raízen. Empresas menores e startups, no entanto, continuam presentes, nas diferentes frentes de atuação.

Em fevereiro, o Brasil tinha 2.430 pontos de recarga rápida (tipo DC, que permite carregar um carro em menos de uma hora), mais do que o dobro dos 1.109 de agosto de 2024 (119% de aumento). Cada eletroposto pode ter um ou mais desses pontos.

Hoje, quase metade (49,6%) dos pontos de recarga está na região Sudeste, com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. As regiões Sul (22,2%) e Nordeste (18%) vêm em seguida.
Lucianne Carneiro, Valor Econômico