Os debates sobre o fim da escala 6×1 —que tomaram o país no final de 2024— devem voltar com força neste ano, após a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) protocolar a PEC (proposta de emenda à Constituição) que cria a escala 4×3 (quatro dias de trabalho para três de descanso).
Ao lado de vereador do Rio de Janeiro, Rick Azevedo (PSOL), criador do Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), Erika anunciou o protocolo da PEC no Congresso e a união dela com outra que já está em andamento.
Debatida e implantada em alguns países, a semana de quatro dias já foi testada no Brasil. Em 2024, 19 empresas utilizaram a escala, em projeto-piloto que mostrou bons resultados, mas expõe desafios.
Mesmo trabalhando um dia a menos, a produtividade cresceu em 71,5% dos casos, houve aumento no nível de engajamento em 60,3% e elevação do comprometimento em 65,5% das empresas.
Porém, o modelo precisa de ajustes. Há áreas em que a escala só pode ser aplicada com contratação de mais profissionais, como na saúde, e outras nas quais a redução depende de fatores externos, como é o caso da jurídica, na qual audiências podem durar poucos minutos ou muitas horas.
Cristiane Gercina, Folha de São Paulo